De acordo com o estudo “Tendências do Mercado de Software de Gestão Empresarial em Portugal ”, o Jornal Económico afirma que mais de 88% dos empresários a operar em Portugal recorrem ao software de gestão empresarial. Para além disso, este estudo conclui ainda que o software ERP é a escolha de mais de 88% das empresas portuguesas.
Um software personalizado significa que é desenvolvido à medida, um software standard oferece apenas soluções verticais pré-determinadas. A escolha do software ideal é um momento decisivo para o futuro da sua empresa. Por isso, é importante perceber quais as ofertas existentes e o que melhor se adapta a si.
Simplificar para rentabilizar
Um software de gestão é basicamente um sistema informático composto por um conjunto de ferramentas que dão a possibilidade de executar trabalhos administrativos, até individualmente. O que representa uma simplificação dos processos operativos destinados à gestão empresarial, tanto a nível administrativo como burocrático.
Analisado ao pormenor, o software de gestão é a ferramenta que nos permite gerar uma experiência de utilizador global a partir da soma de cada uma das suas interacções com a empresa, desde as mais racionais até às mais pessoais ou emocionais. Nos tempos que correm, estes sistemas vão muito mais além, sendo que incluem módulos para responder a clientes e potenciais clientes. Desta forma, fornecem mecanismos para conseguirem antecipar-se à concorrência. Como? Através do tratamento estratégico de dados, também conhecido como data-driven, para análise dos processos e tomada de decisões.
Este último pormenor é de suma importância, já que hoje em dia é impensável optar por uma solução de gestão empresarial que não permita a análise de dados, principalmente quando existem tendências como o shopstreaming o «comércio em direto», uma fusão entre e-commerce e livestreaming, que utiliza Inteligência Artificial (IA) e algoritmos para automatizar o comércio electrónico em todas as fases da cadeia de valor — desde atrair clientes até à entrega do produto em questão. Isto é uma prova das alterações provocadas pela pandemia na digitalização empresarial e na direcção para onde o mercado pretende apontar.
Software à medida: quais as vantagens da sua aplicação?
Optar por uma solução standard resolve algumas das necessidades mais urgentes. As limitações que uma solução deste tipo apresentam acabam por ser um detonador para uma digitalização completa e mais específica no futuro, o que se traduz por uma nova inversão com algumas implicações nas finanças. Por outro lado, é uma solução para a gestão específica e personalizada que garante a utilidade de todas as aplicações incluídas, ao contrário de um pacote de aplicações estandardizadas que podem ou não ser vantajosas para o seu negócio, consoante as dimensões da empresa, o sector ou a atividade.
De acordo com esta ideia, é importante ressalvar ainda que o mercado exige ferramentas de acesso rápido, automatizadas e que permitam uma adaptação às necessidades do negócio e do cliente final. Nenhum cliente é igual. Por isso, é necessário contar com soluções que ofereçam rapidez, eficácia, personalização; ou seja, soluções que oferecem experiências completas e únicas em cada um dos vários pontos de contacto. Para além dos muitos benefícios gerais, investir num software com estas características será sempre uma boa opção pelas seguintes razões:
- Personalização: permite fazer actualizações e alterações específicas, situação que faz aumentar a produtividade e assume uma grande vantagem em relação à concorrência.
- Crescimento em paralelo: cobre as áreas específicas da empresa e acompanha a evolução da forma sustentável do seu negócio, antecipando as necessidades futuras.
- Integração empresarial interna: permite a articulação de diferentes áreas de gestão através de um sistema empático. Aumenta os processos de comunicação e a resolução de forma rápida e eficiente.
- Flexibilidade de rotinas internas: elimina processos burocráticos que têm impacto no fluxo e na forma de trabalho, dando-lhe uma maior mobilidade e capacidade de resposta.
- Aumento dos níveis de segurança: permite a possibilidade de optar por processos de segurança e barreiras de protecção sobre os dados e a sua utilização.
- Poupança de recursos: a médio e longo prazo, os valores referentes à inversão digital são menores já que se trabalha com o desenvolvimento base.
- Obrigações legais: minimiza a burocracia e aumenta a rentabilidade dos processos com as actualizações referentes às obrigações legais.
À sua medida, por uma gestão mais eficiente
Tal como a personalização das aplicações desenvolvidas, a adaptabilidade é a fortaleza mais relevante do software de gestão à medida. Tal como a aprendizagem dos utilizadores, encontramo-nos com adaptações maiores e que implicam a margem de utilização e os sectores de alcance.
- Adaptação por dimensão: pode adaptar-se a qualquer tipo de dimensão que a empresa tenha, das micro às grandes empresas.
- Adaptação por setor: responde a vários sectores da economia, indústria e produção, logística, retail, restauração, construção, entre outros.
- Adaptação por necessidade: assiste e satisfaz necessidades transversais e específicas das empresas; controlo comercial e financeiro da empresa, serviço de atendimento ao cliente (suporte técnico), gestão da equipa comercial e acções de Marketing (CRM), otimização do tempo dos colaboradores (equipas e projectos), controlo de custos e manutenção de veículos (frota).
A diferença entre uma solução standard e um software personalizado assenta, principalmente, nas características gerais que motivam a procura e implementação de uma solução de gestão. A possibilidade de gerir os processos sem a existência de padrões impostos, em conjunto com um crescimento progressivo e ajustado, tal como a capacidade de contar com actualizações são alguns dos benefícios obtidos através de um sistema feito à medida.