Com o agravamento da situação epidemiológica e consequente declaração do estado de emergência, com efeitos desde o passado dia 6 de novembro, foram adotadas novas medidas e restrições, que têm um impacto direto na atividade económica, sobretudo em empresas de menor dimensão e nos setores mais dependentes do mercado interno e do turismo.
Com vista a minimizar este impacto, foram lançados novos instrumentos de apoio à situação de tesouraria das empresas, entre os quais se destaca o Programa Apoiar, que inclui as medidas “Apoiar.pt” e “Apoiar Restauração”. O objetivo é assegurar e preservar a liquidez no mercado e a continuidade da atividade das micro, pequenas e médias empresas que atuem em setores particularmente afetados pelas medidas de confinamento.
As candidaturas estão abertas desde o passado dia 25 de novembro no Balcão 2020, e serão selecionadas em função dos critérios de elegibilidade, até ser esgotada a dotação orçamental prevista (no total, 750 milhões de euros – 600.000 para o “Apoiar.pt” e 150.000 para o “Apoiar Restauração”). Fique a saber se a sua empresa é elegível.