A gestão da infraestrutura tecnológica de uma empresa torna-se, nos dias de hoje e na era da transformação digital, um grande desafio. A área de TI tem, cada vez mais, impacto em todas as operações da empresa, direta ou indiretamente, garantindo a continuidade do negócio, o aumento da produtividade e da segurança e o crescimento estratégico da empesa.
Logo, escolher um Virtual Data Center torna-se um elemento vital para as empresas em busca da melhor forma de dar resposta aos pedidos dos seus clientes. O facto de ser virtual, e sem as limitações do modelo físico, garante a resposta às suas necessidades de forma mais rápida e eficiente.
Esta solução permite que as empresas possam planear e executar planos atuais e futuros de forma inteligente, utilizando tecnologia de ponta, e com orçamentos muito abaixo dos que seriam necessários com uma estrutura física de data center.
O Virtual Data Center fornece a estabilidade e segurança necessárias para o crescimento e sustentabilidade das operações e oferece benefícios que ajudam as equipas de TI, bem como os restantes departamentos, no desempenho das suas tarefas.
A virtualização permite a otimização da performance do data center, já que cada recurso de computação pode ser utilizado de acordo com as necessidades da empresa. Deste modo, o IT Manager pode definir cargas de trabalho, modelo de armazenamento e até configurações de rede em função das necessidades do negócio e redefini-los quando existir uma nova prioridade.
O Virtual Data Center garante a criação de um ambiente dinâmico, que torna as empresas prontas para o futuro, cada vez mais digital e conectado, sem comprometer a viabilidade financeira do projeto, fundamental para qualquer negócio.
Vantagens do Virtual Data Center
- Consolidação e garantia do centro de dados – O uso de um Virtual Data Center permite que as empresas modernas utilizem dois ou mais centro de dados, em diferentes locais, para uma maior resiliência e melhor desempenho das aplicações, o que diminui a latência e melhora a comunicação e o desempenho dos utilizadores.
- Rentabilização do investimento e alta performance – No caso dos data centers virtuais, o investimento feito é totalmente rentabilizado, uma vez que os utilizadores apenas pagam pelo que necessitam e efetivamente utilizam. Por outro lado, os recursos de infraestrutura virtuais são projetados especificamente para as necessidades concretas de cada empresa, sejam elas uma grande capacidade de processamento e alta disponibilidade, um conjunto de soluções à medida ou apenas integrar a rede do seu escritório com um Virtual Data Center.
- Melhores práticas e compliance com requisitos de segurança da informação – Uma infraestrutura virtual é desenhada de raiz com as melhores práticas de segurança e compliance com os diferentes requisitos de segurança da informação. Isso inclui o controlo de acessos, a minimização dos riscos de ataques virtuais e a garantia de privacidade dos principais ativos do negócio, entre outros. São construídos ambientes certificados e que passam por constantes avaliações e testes de segurança.
- Consumo e eficiência energética – um centro de dados local pode exigir um consumo excessivo de energia. Um Virtual Data Center é construído para ser ecológico, sendo projetado para ter um impacto ambiental mínimo, através do uso de materiais de construção de baixas emissões, conversores catalíticos e tecnologias de energia alternativa.
Entre em contacto connosco para saber mais sobre esta solução.