Hoje é o Dia Mundial do Backup. Já fez o seu?

Uma das coisas mais fundamentais dos sistemas de informação é o backup dos seus dados.

O que faria se perdesse tudo? Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup.

A data recorda a importância de fazer cópias de segurança aos dados do computador, do telemóvel, do tablet e da máquina fotográfica.

Como já lhe deve ter acontecido no passado, por inúmeras razões, a sua informação fica corrompida, é eliminada ou até mesmo sequestrada, em casos como furto, roubo ou dano dos dispositivos, falha no fornecimento de energia e infeção dos equipamentos por códigos maliciosos. A única forma de repor esses dados é através de uma cópia de segurança.

O que é um backup?

Um backup é uma cópia dos arquivos importantes guardados em dispositivos eletrónicos, como computadores fixos ou portáteis, entre outros aparelhos, para outro ambiente para que esses mesmos dados possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais ou que ocorra um acidente.

Estes arquivos podem ser fotos e vídeos pessoais, documentos importantes de trabalho, dados de acesso, e-mails, etc.

Motivos para fazer backup

Além do perigo do roubo de dados pessoais, 60 milhões de computadores avariam por ano e 200 mil smartphones são perdidos ou roubados no mesmo período. 1 em 10 computadores sofre de vírus. 29% dos desastres são causados por acidentes.

Fazer uma cópia de segurança dos dados mais importantes num local seguro, nem que seja uma vez por ano, ajuda a preservar a preciosa informação e a evitar as dores de cabeça derivadas da perda dos dados.

Como fazer um backup?

Esta cópia de segurança pode ser feita numa unidade externa (disco externo, pen drive, DVD, CD, cartão de memória) ou num serviço cloud (na “nuvem”).

  • Avalie as informações que precisam de backup: Analise as informações armazenadas nos diversos dispositivos (computadores, tablets ou smartphones) e identifique quais necessita de backup.
  • Adote os meios de armazenamento adequados: O espaço físico em que se armazena o ficheiro de backup também deve ser protegido. Por exemplo, não é aconselhável transportar o meio de armazenamento usado para o backup – caso o mesmo seja uma unidade externa – na mesma bolsa usada para o computador, já que em caso de perda ou roubo, irá perder ambos.
  • Realize os backups com frequência: Essa decisão deve ser analisada de acordo com a frequência com a qual os arquivos são criados, modificados e apagados. Se um projeto é atualizado diariamente, será necessário realizar uma cópia de segurança todos os dias.

A Biglevel recomenda as seguintes formas de backup para a sua empresa:

Veeam – Backup and Replication

Uma das melhoras formas de aproveitar o hardware de um servidor é através da virtualização. Isto permite criar várias máquinas virtuais, cada um com o seu sistema operativo e aplicações.
Na forma mais tradicional de fazer backups, é necessário comprar uma licença para cada máquina. Agora imagine que tem um servidor virtualizado com 10 máquinas virtuais. Vai comprar 10 licenças do seu software de backup? Não! Com apenas uma licença de Veeam pode fazer backup de todas as máquinas virtuais do seu servidor.

StorageCraft – Shadow Protect

Aqui apresento a sua melhor aposta para backups dos postos e servidores (não virtualizados).
Este software permite fazer backups incrementais mesmo estando as pessoas a trabalhar, sem o risco de perder mais do que alguns minutos dos seus dados.

QNAP NAS

A QNAP possui diversos equipamentos capazes de armazenar terabytes de informação. Trazem um sistema operativo próprio, com constantes atualizações, e com muitas aplicações no seu ecossistema, alguns delas capazes de sincronizar com armazenamentos em Cloud (Ex. OneDrive For Business) É um equipamento seguro para armazenar backups, capaz de integrar a autenticação com a Active Directory da Microsoft (rede em domínio).

 

Por isso, não facilite aqui! Entre em contacto connosco para saber qual a melhor solução para a sua empresa.

Contactos

Localização

Rua Bispo Dom Florentino
Andrade e Silva, nº116/118
4520 – 145 Santa Maria da Feira

Telefone

(+351) 256 753 035

Fax

(+351) 256 023 740

Skype

biglevel-suporte

Messenger

suporte@biglevel.pt

Horário de Atendimento

09h00 – 12h30 / 14h00 – 18h30
(Segunda a Sexta)

Comercial

comercial@biglevel.pt

Suporte Técnico

suporte@biglevel.pt

Recursos Humanos

rh@biglevel.pt

Entre em contacto connosco!

Nome*

Email*

Assunto*

Mensagem

Anexo